Menu Principal


Apresentação

O NIAJ - Núcleo de Inovação e Administração Judiciária – integra o Centro de Pesquisa “Judiciário Justiça e Sociedade” da Escola Superior da Magistratura da AJURIS. Destina-se à investigação de campo ou bibliográfica sobre temas jurídicos relevantes na área de administração judiciária e ao estudo e experimentação de projetos e propostas inovadoras voltadas à prestação jurisdicional.

 

Integrado por magistrados, professores, alunos e ex-alunos da Escola Superior da Magistratura, o NIAJ conta hoje com a participação efetiva de dezenas de juízes, incluindo os magistrados que participaram do Mestrado Profissionalizante em Poder Judiciário promovido pela FGV-RJ, em convênio com o TJRS e Escola, cujos trabalhos estão disponibilizados neste site.

 

A criação deste espaço tem por objetivo divulgar as iniciativas do NIAJ para além do Poder Judiciário, estimulando o necessário diálogo da magistratura com a sociedade nessa área tão relevante que envolve a implementação de políticas de gestão judiciária.

 

Afinal, como ressalta o Coordenador-Geral do Centro de Pesquisas, Min. Ruy Rosado de Aguiar Junior, “o aperfeiçoamento do Judiciário hoje depende principalmente da sua gestão”. Neste sentido, pretende o NIAJ, por seus integrantes, compartilhar idéias acerca do papel da magistratura nesse processo de transformação do Judiciário em busca da almejada eficácia na prestação jurisdicional, assumindo a responsabilidade que lhe cabe na disseminação de novas idéias que permitam uma gestão mais qualificada do Judiciário e que garanta, ao mesmo tempo, segurança e eficiência.

1 Futuros Magistrados são recepcionados no Módulo de Administração Judiciária em aula temática na Ilha do Pavão