Menu Principal


JUROS LEGAIS X MERCADO PDF Imprimir E-mail

JUROS LEGAIS X MERCADO: UM POSSÍVEL INCENTIVO AO AUMENTO DO
NÚMERO DE ACORDOS JUDICIAIS? O CENÁRIO ENTRE 2004 E 2009

Por Rafael Bicca Machado* e Ely José de Mattos** 

O presente artigo é a continuação de uma pesquisa realizada pelos autores em 2008, cujo resultado foi publicado no livro organizado pelo Prof. Luciano Timm, Direito & Economia, editado pela Livraria do Advogado.
Naquele paper, foram utilizados dados de 01/01/2002 a 31/12/2007, tendo-se chegado a resultados que demonstravam, resumidamente, que em tal período apenas a aplicação em fundo de ações e a rentabilidade mediana das empresas de mineração superou os índices de correção das dívidas judiciais.
O objetivo central deste artigo, agora, é conferir como se portaram os dados nestes últimos dois anos, verificando se 2008 e 2009 trouxeram alguma mudança substancial nas conclusões antes feitas, ou eventualmente acabaram por reforçar as impressões deixadas pela primeira pesquisa.

Acesse aqui a íntegra do artigo.

 

*Rafael Bicca Machado  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Professor da Especialização em Direito e Economia da UFRGS. Presidente (2010/2011) do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul (IDERS) e membro fundador da Associação Brasileira de Direito e Economia (abde). Advogado. Mestre e Doutorando em Ciências Sociais pela PUC/RS.

**Ely José de Mattos Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Economista. Mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Doutorando em Economia Aplicada pela UFRGS. Professor de Economia da PUC/RS."