Menu Principal


Criatividade: um recurso humano PDF Imprimir E-mail

Por Mauro Benucci

Ser criativo nem sempre é trazer novidades ou ingressar a lugares para criar situações novas. A criatividade está ligada ao fato de gerar ideias. E para isso acontecer você estará relacionando-se efetivamente com pessoas, com objetos e situações, colocando em prática seus conhecimentos, habilidades e atitudes e adquirindo tantas outras.

Desse relacionamento vinculado aos questionamentos, e de você conseguir enxergar novas situações e práticas, você estará percorrendo um caminho desconhecido fazendo de você e seus insights uma pessoa criativa capaz de multiplicar experiências e estratégias.

Fica evidenciado que uma pessoa criativa é aquela que sempre está disposta a deixar padrões e rotinas, indo ao encontro do novo e do que podemos criar para nós mesmos ou multiplicar para nossa equipe de profissionais.

Se nós fizermos uma experiência de sair da rotina, certamente descobriremos alternativas benéficas para uma série de situações e conquistaremos um resultado final com grau de satisfação diferente e que esse diferente possa ser percebido com muito mais qualidade pelos nossos pares, nossos clientes ou por nós mesmos.

Um dos fatores que colabora, para que consigamos caminhar no sentido da criatividade é ter claro a mudança que pretendemos e estar direcionado e focado para o que se deseja mudar ou criar, e não deixar que as respostas prontas conhecidas e que os outros praticam percorram o caminho da mesmice.

Não podemos excluir de nós a possibilidade de buscar alternativas, e fazer com o nosso aprendizado e conhecimento nos tornem aptos a criar novas opções de reflexão, capaz de transformar essa atitude e tomarmos iniciativas de assumir novos caminhos, novos projetos e algo concreto, para que possamos criar alternativas de fazer as coisas e que isso desenvolva em nosso pensamento o fato de estarmos sempre convivendo com novidades e mudanças, investindo no fazer, mas no fazer diferente, utilizando o que de fato podemos descobrir e não sentirmos limitado na questão de mudanças.

O tema criatividade vinculado ao mundo corporativo é uma ação que sempre estará presente como, por exemplo, uma campanha publicitária onde enquanto não surgir um novo produto, a empresa e o seu departamento de marketing terão de ser criativos, buscando novidades mercadológicas. Afinal temos exemplos de produtos que já possuem bons tempos na mídia, e nem por isso podem ficar sem divulgação criativa através de pessoas com essa competência que criam novas expectativas nos consumidores e nós saímos às compras.

A criatividade está ligada ao mundo competitivo, à situações que provocam mudanças e à necessidade de alternativas múltiplas, no sentido de encontrarmos produtos, serviços e pessoas capazes de propiciar mais qualidade; a busca contínua de aprendizado e de novas experiências que agreguem valores ao ambiente profissional e na própria visão de mercado e que contribua na otimização de resultado.

A pessoa criativa aprimora-se em informações e conhecimento, adquire a capacidade de transmitir essas informações e, quem sabe, algo do que ela criou. Agora, quando nos deparamos com pessoas criativas temos que dar total apoio para elas, temos que investir nessas para que elas sejam as multiplicadoras de ações e provoquem transformações. Com isso, conseguimos outras pessoas com essas características e o que nos dará a certeza de que sempre teremos algo novo para planejarmos com criatividade e valorizar esse recurso humano.

Até breve, e boas conquistas!

 

Fonte: www.rh.com.br