Menu Principal


Gestão Eficaz PDF Imprimir E-mail

Por Danilo Marques

Para uma empresa prosperar é necessário que os departamentos troquem informações constantemente, esclarecendo seus principais objetivos, orientando e posteriormente acompanhando todo o processo decisório, isso deve ser feito semanalmente. 

É normal que no fim do ano efetivo as empresas façam seu balanço anual, o diretor da empresa, reunir-se com todos os departamentos e começar com aqueles discursos mágicos “esse ano temos uma meta de que crescer 50%”, sem um critério ou cronograma com dados reais, com metas fora da realidade prontas para desmotivar toda a equipe, Criando falsas promessas, com isso na maioria das vezes o profissional acaba desistindo antes mesmo de começar.

Para evitar que este “efeito dominó” se torne irreversível é preciso estar atento à comunicação dos fatos dentro da empresa, é o primeiro passo para amenizar as conseqüências desta síndrome empresarial que ocorre na maioria das empresas. Para tanto, é imprescindível que se passe as informações de forma adequada e ser fiel ao repassar às mesmas para os demais integrantes da equipe que está envolvida no processo, quando um colaborador quebra a corrente contendo a informação, a empresa reduz a chance de prosperar.

Para que isso não ocorra é de responsabilidade dos lideres nunca contratar colaboradores que se escoram nos outros, esperando que os impulsione em suas carreiras.

O ideal é encontrar pessoas pró ativas, bem qualificadas que estão sempre em busca de melhorias na carreira profissional e pessoal, colaboradores que procuram ultrapassar suas metas diariamente, procuram conhecer a fundo do negocio, estudam, evangelizam a empresa onde estiverem e sobre tudo tem o orgulho de fazer parte da equipe, não devemos esperar menos que isso.

Como no filme “os 300 de Esparta” 301

Um pequeno exercito totalmente qualificado venceu varias batalhas, estando bem preparados e com a comunicação ativa imaginando como uma empresa eles haviam planejado suas estratégias, conheciam o posicionamento da empresa, a equipe totalmente estruturada, contando um com o outro, todos alinhados pela mesma direção, com um único propósito de vencer o adversário ou concorrente.

Não existe fórmula mágica, que surte efeito sem ponderação, experiência, coragem, persistência e determinação. Cada empresa tem suas próprias características que devem ser levada em consideração. Porém nunca se pode ignorar que as más ações e/ou escolhas se propagam com uma rapidez incrível, e a constante atenção faz com que os efeitos de um possível erro sejam contidos com mais precisão num tempo menor.

 

Fonte: www.cnj.jus.br