Menu Principal


Os desafios da liderança inovadora PDF Imprimir E-mail

O que distingue o trabalho de um líder do trabalho das outras pessoas? O que o líder tem de fazer diferente para cumprir seu papel de dar a direção, inspirar e motivar as pessoas para a plena realização de seus projetos e compromissos? Especialmente, como criar um ambiente inovador e que libere e estimule a criatividade?

 

Creio que o melhor caminho para abordar o tema liderança é procurar respostas para duas questões fundamentais:

Quais os desafios da liderança na atualidade?
Como as pessoas na posição de liderança podem atender a esses desafios?
Uma reflexão sobre as opiniões mais realistas e, especialmente, uma pesquisa realizada pela Gallup Organization com mais de 5.000 líderes em todo o mundo revela que, além das habilidades óbvias – visão estratégica e maximização de valores -, há outras importantes características que são essenciais para o desenvolvimento de grandes líderes. Podemos destacar sete importantes habilidades:

Autoconhecimento
Visão estratégica
Maximização de valores
Experiências desafiadoras
Cultivo de talentos
Construção de alianças
Aprendizado permanente
Autoconhecimento
Líderes têm um acurado sentimento de seus pontos fortes e fracos. Eles sabem o que são e não tentam parecer o que não são. Eles constroem a liderança sobre suas qualidades e pontos fortes e procuram formar suas equipes com talentos que supram suas deficiências. Eles também procuram entre seus pares os parceiros que possam ajudá-los nos seus pontos fracos. Bons líderes sabem compartilhar o encargo da liderança.

Visão estratégica
Líderes inovadores têm um talento para ver o futuro, perceber as boas oportunidades, comunicá-las aos seus parceiros e a sua equipe e inspirá-los na realização de sua visão. Eles conseguem ver além dos limites de sua organização e do tempo presente, entender as tendências mais gerais e perceber o que precisa ser feito. Comunicar sua visão e as necessidades de mudanças de forma articulada e clara é uma habilidade fundamental para motivar e engajar suas equipes no processo de mudança.

Maximização de valores
Os líderes têm também uma boa percepção dos princípios e valores essenciais para a realização de sua visão. Eles vivem seus valores e procuram se tornar um exemplo para todas as outras pessoas. Eles usam esses valores para alinhar comportamentos e atitudes, não só nos bons momentos, mas, especialmente, nos momentos de dificuldades e tormentas. Além dos valores éticos e morais, eles promovem e cultivam valores como comprometimento e espírito de equipe, liberdade para criar e experimentar, bem como as habilidades de fazerem as coisas acontecerem.

Experiências desafiadoras
Orientados pela visão estratégica e por fortes valores, os líderes inovadores desafiam suas equipes a realizar objetivos que vão além de seus trabalhos rotineiros. Eles levam a si mesmos e a sua equipe a sair do convencional e a experimentar novos caminhos. Têm uma boa noção do que é realmente importante e ajudam suas equipes a escaparem da prisão das urgências do dia a dia.

Cultivo de talentos
Os grandes líderes são naturais descobridores e desenvolvedores de talentos. Nesta tarefa, eles selecionam algumas pessoas talentosas e agem como mentores para orientar o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos. Bons líderes investem uma boa parte de seu tempo na preparação de seus sucessores e vêem os sucessos destas pessoas como um reflexo de seus próprios sucessos.

Construção de alianças
Os líderes de hoje sabem que a realização de uma visão requer a cooperação de pessoas em vários níveis, dentro e fora de sua organização. Eles se dedicam a construir uma valiosa e forte rede de relacionamentos e estabelecer parcerias formais e informais que possam ajudá-los. Eles também retribuem esta ajuda em todas as oportunidades que surjam.

Aprendizado permanente
Líderes inovadores vivem um estado de permanente questionamento sobre o que fazem, como fazem e quais os resultados. Eles procuram incansavelmente aprender com seus sucessos e fracassos e orientam suas equipes a fazerem o mesmo. Eles sabem que, ao enfrentar desafios e tentar novos caminhos, estão se arriscando a cometer alguns erros. Entendem também que os erros podem encerrar boas oportunidades de aprendizado e melhoria.

Em resumo, um estilo de liderança que conecta os líderes com as pessoas e as pessoas com os propósitos da organização, e promove um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades criativas, define elevados padrões de liderança inovadora.

 

Fonte: www.cnj.jus.br