Menu Principal


Líder ou chefe de que lado você está? PDF Imprimir E-mail

Por Jéferson Luís da Silva

Líder ou chefe? É isso que faz toda a diferença organizacional. O líder influência o chefe manda, o líder as pessoas seguem o chefe as pessoas obedecem, o líder delega o chefe entrega, o líder participa o chefe não se mistura, o líder foca as pessoas o chefe enxerga somente os números, o líder entusiasma o chefe é no máximo otimista, o líder tem empatia o chefe muitas vezes não tem nem simpatia, o líder tem equipe o chefe tem grupo,

 o líder ouvi o chefe só fala, o líder presta atenção o chefe quer toda atenção, o líder acredita que ninguém é mais inteligente do que todos juntos o chefe acredita que é mais inteligente do que todos juntos, o líder pensa em servir o chefe pensa em somente ser servido, o líder usa a palavra “nós” o chefe usa a palavra “eu”, o líder acredita e aposta no talento o chefe tem medo de talentos, o líder acredita que todos têm que ganhar o chefe pensa que ele ganhando é o que importa, o líder gosta e aceita opinião contraria a dele o chefe não gosta que contrarie a opinião dele, o líder quer idéias o chefe acredita que toda idéia é valida desde que a melhor seja a dele, o líder gera confiança o chefe é desconfiado, o líder atrai o chefe tem mania de perseguição, o líder é democrático o chefe é autocrático, o líder acredita no ser o chefe prefere o ter, o líder motiva o chefe desmotiva.

Essas são apenas algumas justificativas que valorizam a boa liderança e que o verdadeiro resultado e gerado pelas pessoas. É isso o segredo de uma boa gestão de pessoas que levanta ou diminui qualquer Administração Pública ou Privada!