Menu Principal


A inovação também pode ser demonstrada em ações simples PDF Imprimir E-mail

por Karen Jardzwski

“Ah, eu não sou nada criativo!”. Essa é a resposta mais comum quando as pessoas respondem se têm ou não criatividade. Mas por que será que muita gente não se acha criativa? Talvez porque imaginem que essa atitude esteja relacionada apenas com a geração de grandes ideias. É claro que a inovação é sim uma forte característica da criatividade, mas essa atitude também pode ser demonstrada em ações simples. Afinal, como diz a famosa frase de Charles Mingus, músico americano: “Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples é criatividade”.

 

Ou seja, se você tem a capacidade de descomplicar situações difíceis, de apontar soluções inovadoras para os problemas e resolver rapidamente as questões do dia a dia, você pode se considerar uma pessoa criativa. E agora, qual é sua resposta para a pergunta: “Você é uma pessoa criativa?”.

Criatividade é fundamental para os líderes – Se a resposta para a pergunta acima é sim, você já está um passo à frente, pois criatividade é uma das atitudes mais importantes para quem exerce cargos de liderança. Essa constatação veio de uma pesquisa feita pela IBM com 1.541 líderes de corporações de 60 países. Quando questionados sobre qual é a característica imprescindível para os líderes na atualidade, a maior parte dos CEOs respondeu: criatividade.

 Essa notícia, publicada no IDG news service em agosto, mostra que, cada vez mais, os líderes precisam ser capazes de buscar novas formas de conduzir as empresas em tempos de tantas mudanças. E isso pode e deve ser feito com a simplificação do que é complicado. E como fazer isso? Mudando o comportamento automático de sempre ver o lado negativo quando nos deparamos com uma dificuldade. Você já reparou como costumamos agir dessa forma? Se surge um conflito entre a equipe, já vem à mente os problemas que isso pode desencadear; se um cliente faz uma reclamação, o primeiro pensamento é que ele nunca mais vai comprar da empresa.      Poucas vezes pensamos que a situação pode ser resolvida com uma pitada de criatividade. Ou seja, como quase tudo na vida, é a nossa postura diante do que acontece que define os resultados que obtemos. Por mais complicado que seja o problema, quase sempre existirá uma solução. Basta olhar de uma forma diferente, agir com criatividade e pensar em possibilidades novas. O primeiro passo é não ver apenas o lado negativo e, depois, tentar simplificar o que parece difícil. Para você não se esquecer disso, lembre-se do que disse Charles Mingus: “Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples é criatividade”.

5 dicas para descomplicar

1.    Acredite que é possível –Olhe para o problema, situação ou processo, tendo a certeza de que será possível descomplicar e encontrar uma solução simples.     

2.    Nunca diga: “Eu não sou criativo” –Essa frase é um bloqueio para o surgimento de qualquer nova ideia. Então, você deve tirá-la de seu vocabulário, até porque, se você se lembrar de tudo o que já fez, certamente constatará que é sim uma pessoa criativa.

3.    Amplie possibilidades –Pense que você pode substituir, combinar, adaptar, modificar, eliminar, rearrumar e usar tantos outros verbos para encontrar soluções criativas.     

4.    Saia do óbvio –Às vezes, é difícil encontrar uma solução porque pensamos sempre em possibilidades óbvias. Então, procure ideias foras do comum. Mesmo que elas sejam impossíveis de serem praticadas, podem ajudar você a chegar mais rapidamente a uma solução ideal que seja praticável.     

5.    Peça ajuda –Pergunte a outras pessoas como elas resolveriam determinadas situações, o que mais as incomoda e como simplificariam algo. Muitas boas ideias podem surgir!

 

Fonte: www.lideraonline.com.br