Menu Principal


Por que celebrar as conquistas da equipe? PDF Imprimir E-mail

Por Patrícia Bispo*

 

Recentemente, estive em uma loja de varejo e fui ao setor de atendimento ao cliente para atualizar meus dados cadastrais. Até aí nenhuma novidade, até o momento em que repentinamente observei que os funcionários estavam eufóricos. Era o último dia do mês e uma colega deles havia alcançado a meta daquela unidade. Os funcionários não deixaram de atender os clientes, mas também não se esqueceram de comemorar a conquista que era coletiva. Não pude controlar a curiosidade e perguntei o motivo da alegria geral da equipe. A colaboradora logo disse: "Batemos a meta! Desculpe senhora, minha colega bateu a meta pela equipe! A colocação verbal que a moça utilizou chamou minha atenção: 3ª pessoa do plural e em seguida a 1ª pessoa do singular, mas não deixou de mencionar a palavra equipe. Mais ainda: vi outra funcionária que tinha no crachá o cargo de "Supervisora". Ela era a mais entusiasmada e ia de um lado para o outro, cumprimentando sua a equipe. Esse fato me inspirou o tema da dica dessa semana: celebração de conquistas. Confira abaixo 10 benefícios que podem ser gerados, a partir do ato de celebrar as conquistas da sua equipe.


1 - Relaxamento da equipe - O alcance das metas sempre será um desafio para qualquer equipe. Isso, por sua vez, sempre acarreta índices de estresse em profissionais de todos os níveis hierárquicos. Por essa razão, quando sua equipe obtiver sucesso, comemore sem pensar duas vezes. Você observará que o semblante de preocupação cederá espaço para um sorriso de alívio imediato.

2 - Produtividade em alta - Uma vez que o nível de estresse diminui e, através da celebração, os membros da equipem comemoram a merecida conquista, eles retornam às suas atividades com as energias renovadas. E como todos já sabem, profissional feliz, tem um melhor aproveitamento no dia a dia.

3 - Espírito de equipe - Celebrar coletivamente a conquista de um projeto, a superação de metas faz com que os profissionais tenham uma maior afinidade entre si. Eles passam a compreender que, de fato, sozinhos não chegarão a lugar algum e que novas conquistas precisam unir forças, uma vez que cada pessoa tem algo a acrescentar.

4 - Medo de desafios - Os desafios sempre estarão presentes na rotina organizacional e é natural que diante de um fato que precisa ser "vencido", as pessoas sintam receio e medo de falhar. Ao celebrarem uma vitória, mesmo que seja através de cumprimentos, abraços, mas atitudes que demonstrem "Nós conseguimos!", o medo diante do inesperado ou de novos obstáculos tende a ser menor.

5 - Desafios são aprendizados - Uma equipe que celebra suas conquistas não apenas com festas após o expediente, mas sim com vibração, sentimento de dever cumprido, está preparada para considerar que os desafios podem ser ótimas oportunidades de desenvolvimento profissional. Aqui, a superação pode significar novos planos para a carreira e mesmo uma ascensão interna na organização.

6 - Valorização das atividades - É importante que os colaboradores sejam cientes de que cada pessoa contribui, com sua respectiva atividade, para o sucesso do negócio. Desde o porteiro até os dirigentes, cada um exerce um papel diferenciado na empresa e que quando somados formam um único organismo. No momento em que se celebra, comemora-se a conquista de um time, todos terão suas atividades devidamente reconhecidas e valorizadas.

7 - Líderes próximos às equipes - A liderança que compartilha todos os momentos com sua equipe, seja em ocasiões delicadas ou de celebração, estreita relacionamento os membros do seu time. Passa a conhecer melhor o comportamento que cada um deles tem diante de determinada situação e isso, por sua vez, ajudará o líder a gerir sua equipe com mais eficiência, uma vez que ele não fica restrito apenas à sua mesa e mergulhado em arquivos exibidos no monitor do seu micro.

8 - Estímulo contínuo - Quando uma equipe tem a oportunidade de celebrar uma conquista, todos os seus membros dizem para si: não vamos desistir na reta final. Se o jogo acaba aos 45 minutos do segundo tempo, talvez ainda o juiz dê a prorrogação de dois ou três minutos que serão suficientes para desempatar a disputa. Desistir na reta final, jamais.

9 - Autoconfiança reforçada - A autoconfiança de uma equipe tem um percentual extremamente significativo para que os profissionais desempenhem bem suas atividades. E mesmo que um ou integrante queira ficar desanimado, a equipe torna-se capaz de não se deixar levar pelo baixo astral e podem até ajudar os desencorajados a arregaçar as mangas para darem uma guinada nas suas atitudes. No momento da celebração, principalmente aqueles desmotivados lembrarão que a autoconfiança faz parte da vitória.

10 - Melhoria do clima - Celebrar faz bem ao clima organizacional, pois os profissionais não ficam restritos a serem apenas meios de produção. Olhar os colaboradores com uma visão holística é ter conciêcia de que aquelas pessoas possuem sentimentos, pontos fortes e vulneráveis. É acima de tudo, respeitar a essência humana da qual todos fazemos parte.

 

*Patrícia Bispo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.

 

Fonte: www.rh.com.br