Menu Principal


Fundamentos do Planejamento Estratégico PDF Imprimir E-mail

Nori Lucio

 

 

A maioria das empresas falha em seus primeiros anos de vida principalmente por falta de um planejamento detalhado, que deveria ser a etapa mais importante para o empreendedor decidir sobre o foco e a prioridade no investimento.

Nessa etapa incial,  são pensados e estabelecidos os fundamentos o alicerce do negócio declarado na forma de visão, missão e valores.

Os mesmos conceitos e processos servem tanto para empresas que hoje são start ups quanto para as que estampam sua idade em seus logotipos por exemplo 10 anos de experiência, 20 anos de mercado, etc.

Se você não sabe o que seu negócio vai virar no futuro, é muito provável que ele não vá para lugar nenhum. Não tem perigo de dar certo!

Ambas, independente da idade, enfrentam desafios complexos e conceitualmente parecidos, que exigem sua reinvenção continua na busca pela perpetuação num mundo de margens apertadas.

Surpreenda-se! Pergunte na sua empresa, entre seus gerentes seniores, quem sabe qual a visão da empresa? - Pergunte também para para gestores, colaboradores, líderes talentosos que sua empresa não quer perder, potenciais investidores, seus clientes preferidos e bancos que vão emprestar o dinheiro para sua empresa crescer.

Não se surpreenda se... cada um lhe der uma resposta diferente. Se isso estiver acontecendo, os ingredientes para a miséria estão sobre a mesa. O desastre será eminente, é só uma questão de tempo. E nos dias de hoje, é uma questão de pouquíssimo tempo!

A Visão da empresa deve esclarecer o que sua empresa quer se tornar num futuro de 5 anos por exemplo. Não tente planejar muito além dos 3 ou 5 anos para não correr o risco de transformar-se numa espécia de pai de santo ou mensageiro do inferno. Seja realista, factual, tendencioso e otimista. Utilize-se de argumentos somados a exemplos reais, ilustrativos. Abomine pensamentos vagos verbalizados na forma de chutes.

A Visão da empresa funciona como uma bússola que a norteia no decorrer dos anos. Por ser uma das primeiras e mais importantes estapas do planejamento estratégico, merece destaque e atenção dos líderes mais talentosos da empresa que devem dedicar seu tempo e cuidados especiais para amadurecê-la e finalmente torná-la significativa para toda a organização em todos os níveis hierárquicos.

Um benefício da visão declarada é lembrar que a empresa deve vivênciar com frequencia como é, e como será, o ambiente competitivo em que está inserida.

Como líder, assegure-se de que sua visão não conduza sua empresa para uma zona de altíssima concorrência sem ter a certeza que terá a sua disposição o armamento correto para se defender no caso da rentabilidade do mercado em que atua simplesmente desaparecer.

A visão deve direcionar a missão da empresa na busca pelo diferencial competitivo que gera singularidade no seu posicionamento.

Como orientação, e não regra, assuma que sua visão deve permanecer inalterada por décadas. Mas as missões que levarão a empresa para o futuro sofrerão mudanças e refinamentos conforme as condições de negócio oferecidas pelo mercado, que está em constante movimento.

Para que a declaração de visão seja eficiente, ela deverá seguir alguns princípios:

1.Em poucas palavras deve telegrafar sua essência de forma realista e compreensível.

2.Deve relatar o que torna a empresa capaz, diferentemente das concorrentes, de alcançar a meta visualizada.

3.Deve promover consenso e sinergia entre os membros seniores da organização.

4.Deve ir além dos limites da organização alcançando clientes, fornecedores e parceiros estratégicos.

A visão deve expressar o que a empresa quer ser no futuro, suas características, como quer ser reconhecida, por quem quer ser reconhecida, como se diferencia da concorrência, quais competências quer ressaltar.

VISÃO - Ser reconhecido por nossos clientes, parceiros e fornecedores como a mais modular, flexível e segura plataforma de distribuição e venda de conteúdo digital multimídia.

MISSÃO - Construir uma plataforma de software de distribuição de conteúdo digital multimídia oferecida na forma de serviço que possibilite:

1.rápida implementação e customização
2.controle na distribuição
3.segurança contra pirataria
4.com pagamento conforme utilização
O QUE SUCESSO SIGNIFICA PARA EMPRESA - Crescer com rentabilidade criando diversidade nas fontes de receita e capilaridade na atuação em mercados e clientes. Cumprir de forma disciplinada as estratégias que determinarão o retorno combinado com acionistas. Gerenciar com governança que privilegie a previsibilidade e transparência

Os valores são formados por um conjunto de crenças que se misturam com princípios e que juntos determinam o comportamento das empresas quando executam suas estratégias

Bem difundidos, os valores promovem a uniformidade na atitude dos funcionários da empresa, influenciam seu comportamento mercadológico com clientes, parceiros, fornecedores e comunidade, regulam conflitos, atraem talentos, garantem previsibilidade, que é traduzida na satisfação dos clientes, e finalmente exercem papel fundamental na manutenção da “essência da marca” durante seu processo contínuo e delicado de construção.

lembre-se. você pode baixar gratuitamente todos os templates da brandME para montar seu próprio plano de negócios e tirar suas dúvidas pelo facebook. Clique aqui para fazer o download:  http://www.brandme.com.br/download-template

Uma vez definidos e publicados, os valores devem ser principalmente vivenciados, recompensando publicamente aqueles colaboradores que dão o exemplo prático e, portanto, servem de modelo para toda a organização. Os valores impactam profundamente a empresa em suas várias dimensões, orientando e promovendo uma ordem social no sistema da empresa.

 

Fonte: www.administradores.com.br