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Satisfação x Qualidade PDF Imprimir E-mail

Daniel Moreira*

Saiba mas como balancear a satisfação e qualidade no trabalho e como isso afeta nossa vida

 

Gostaria de escrever hoje para aqueles profissionais que estão um pouco frustrados por não conseguir fazer seu trabalho com qualidade e ter grande satisfação no trabalho.
- Qual estrutura necessária para você executar um trabalho de grande qualidade?
- É possível a empresa atual te oferecer estrutura necessária para fazer um ótimo trabalho?
- Sou uma pessoa extremamente eficiente e eficaz? Comparado a quem?

 

Muitos profissionais criam muitas expectativas quando entram numa nova empresa ou fazem um novo trabalho. Está certo! Crie mesmo, é necessário ter altas expectativas para poder viver intensamente. Contudo, com passar do tempo, este profissional se vê fazendo um trabalho com baixa qualidade pois, a empresa ou situação, não permitem que se execute um trabalho de excelência pelo fato de não ter muito tempo, não ter estrutura ou recursos necessários para isso.

Primeiramente devemos observar se isso é verdade, se realmente na empresa não há recursos ou tempo necessário para executar um trabalho de excelência. Faça algumas perguntas como:

- Alguém na mesma posição sua faz o trabalho com excelência que você gostaria de fazer? O que esta pessoa faz que você poderia fazer?


Com estas perguntas você poderá entender onde está o problema. Talvez você tenha que ser mais eficiente e para isso terá que ter mais experiência ou estudar mais. Pode ser que a empresa não tenha estrutura suficiente então se realmente valer a pena para você que tal buscar outras que te atende? Devemos verificar também se é um sentimento pessoal pois, podemos idealizar um trabalho que não existe ou que ainda está muito longe de ser alcançado.

É fato que depois de conseguirmos alguma coisas básicas na carreira e vida procuramos a realização, pesquisas mostram que grandes executivos preferem primeiro um excelente ambiente de trabalho, tranquilidade, estrutura para trabalhar bem do que um salário melhor.

Olhando pelo lado da empresa há um empresário preocupado em entregar nos prazos certos, pagar funcionários, ter lucro, manter tudo funcionando entre muitos outros e em pequenas empresas atender a necessidade de cada funcionário torna-se mais difícil pois nestas muitas vezes não tem departamento de recursos humanos.

É mais fácil ficar reclamando do que realmente entender onde se está e para onde quer ir. Pessoas tendem a impor muitas regras para ter uma satisfação como por exemplo: preciso ter um computador melhor, preciso de mais tempo, preciso de uma mesa maior, preciso de um horário melhor, preciso de mais tempo de almoço, preciso de mais folga, preciso de aumento… Estas coisas podem atormentar na hora de se produzir algo com qualidade, que tal diminuir estas exigências?

Defendo que sempre devemos ponderar a satisfação x qualidade, se perguntar o que pode ser feito para fazer o trabalho em menos tempo e com mais qualidade, se você está no lugar certo, se até o setor em que trabalha permite ou se você está imaginando e idealizando um mundo perfeito com todas as características para se executar um grande e excelente trabalho.

 

*Daniel Moreira é CEO e fundador do site Auto Sucesso, Personal e Executive Coach, Practitioner PNL e Empreendedor. Sempre em busca de conhecimentos para desenvolver pessoas de sucesso!


Fonte: www.administradores.com.br - em 21/3/2013