Menu Principal


Novos padrões Administrativos aperfeiçoarão atendimento no TRT/RJ PDF Imprimir E-mail

Com a divulgação de novos Padrões Administrativos (PAD) nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região cumpre também a meta 5 do Conselho Nacional de Justiça para 2010, que determina a implantação de método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos metade das unidades judiciárias de 1º grau.

O objetivo da meta é a melhoria permanente dos fluxos de trabalho. Segundo o desembargador Cesar Marques Carvalho, gestor regional das metas prioritárias do CNJ e presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, o cumprimento da meta 5 refletirá na melhora do atendimento. “Com a padronização, é possível executar as atividades de forma mais rápida”, disse ele.

Os PAD foram revisados e atualizados por um grupo de diretores de secretaria e serão implementados, inicialmente, em 50% das Varas do Trabalho do TRT/RJ – da 1ª a 67ª VT da capital, sendo desde logo divulgados para que as demais unidades judiciárias possam adotá-los. Os procedimentos englobam funções e responsabilidades das Varas do Trabalho, como recebimento de expedientes e autuação de processos.

 

O fato do TRT/RJ ter concluído o mapeamento de processos em 2006 facilitou o cumprimento da meta. “Isso nos permitiu aperfeiçoar o que já estava pronto. Haverá nova revisão em 2011, em virtude da implementação do Sistema e-Gestão e das possíveis mudanças no Código de Processo Civil”, disse o desembargador Cesar Marques.

De acordo com números divulgados pelo CNJ, o TRT/RJ teve bom desempenho nas quatro primeiras metas, relacionadas diretamente à tramitação dos processos e à qualidade do serviço jurisdicional. Recentemente, o Tribunal também cumpriu a meta 7 (“disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal”).

 

Fonte: www.cnj.jus.br