Menu Principal


TRT de Campinas implanta Plano Anual de Capacitação de Servidores PDF Imprimir E-mail


Por Ana Claudia de Siqueira

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª, por meio da Diretoria de Pessoal, desenvolveu um amplo planejamento anual para capacitação de servidores, que será implantado ao longo de 2011. A iniciativa tem como foco principal aprimorar o conhecimento das equipes de trabalho em temas jurídicos e interdisciplinares, de gestão estratégica e administrativa, além de contemplar atividades voltadas para a melhoria do clima organizacional e de qualidade de vida.

Composto por seis macropropostas subdivididas em dezenas de cursos e palestras, o projeto prioriza Ações de Ambientação para Integração de Novos Servidores; Eventos de Desenvolvimento Gerencial; Capacitação Continuada; Ações de Responsabilidade Social com capacitação de funcionários terceirizados e estímulo à inclusão; estudos envolvendo Demandas Futuras de capacitação, mediante diagnóstico de necessidades de capacitação das unidades de 1ª Instância e Atuação Conjunta com a Assessoria de Planejamento Estratégico.

 

O projeto, assinado em fevereiro pelo desembargador presidente, Renato Buratto, é uma das prioridades da atual gestão do Regional, que está alicerçada no tripé: desenvolvimento de pessoal, informatização e investimentos em infraestrutura. A iniciativa vai ao encontro também do Plano Estratégico Plurianual 2010-2014 da Corte e contempla ainda o Ato Regulamentar nº 04 de 2010, da Presidência do TRT, que dispõe sobre o Programa Permanente de Capacitação dos Servidores. “Com esta iniciativa, estamos reafirmando o compromisso assumido durante a posse, de estimular o desenvolvimento dos servidores e a valorização da pessoa humana”, assinala o presidente do TRT.

O projeto prevê, a princípio, mais de 350 horas-aula e a participação efetiva de mais de mil servidores, em cursos presenciais ou à distância (EaD). O primeiro deles, voltado para a integração de novos servidores, já foi finalizado, e um outro está previsto para o dia 14, via internet. Denominado Programa de Integração Virtual, o curso vai abordar, entre outros assuntos, a história do Tribunal, sua missão, princípios e valores, e a importância do novo servidor no contexto institucional. Com carga de 25 horas, o programa será voltado para 62 novos profissionais do Tribunal.

Dentro do escopo das ações de Capacitação Continuada, serão abertas nesta segunda-feira, 14 de março, as inscrições para o Curso Família JUD, que tem por objetivo aprimorar o conhecimento dos servidores de 1ª instância no uso de ferramentas disponíveis na fase de execução, como Jucesp, Infojud, BacenJud, Renajud e a penhora on-line de imóveis. Entre as ações de Responsabilidade Social está previsto, também para março, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que visa preparar um percentual de servidores para atender pessoas com deficiência auditiva, de maneira a dar suporte às ações de inclusão do TRT. As ações de Responsabilidade Social envolvem ainda um programa de preparação para aposentadoria e cursos para funcionários terceirizados, como Informática e Língua Portuguesa.

Com relação aos eventos de Desenvolvimento Gerencial, o projeto contempla capacitação em temas como Gestão de Pessoas, Gestão por Competência e Gestão de Processos, voltados para servidores que exerçam função comissionada e cargo em comissão de natureza gerencial. Será realizado também o 1º Encontro de Diretores de Varas Trabalhistas e Serviços de Distribuição de Feitos, que tem como objetivo estimular o crescimento pessoal e profissional dos gestores de 1ª instância por meio da troca de experiências. “Todo o planejamento foi delineado tendo em vista o estímulo e o desenvolvimento de habilidades, visando assegurar as competências necessárias à atuação dos profissionais, assim como ao seu aprimoramento nas áreas de interesse do Tribunal”, esclarece a diretora de Pessoal, Adriana Amaral Corchetti.

 

Fonte: www.cnj.jus.br