Menu Principal


TURUÇU, RS, TERÁ RONDA DA CIDADANIA E INSCREVE PARA CASAMENTO COLETIVO PDF Imprimir E-mail

Os moradores do município de Turuçu, RS, terão oportunidade de realizar documentação, receber atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica, utilizar serviços de corte de cabelo dentre dezenas de outros atendimentos no sábado 4 de junho, na primeira edição do ano do Projeto Ronda da Cidadania.



A Ronda da Cidadania será realizada das 10h às 17h, no Ginásio de Turuçu e no salão do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

Habilitações para Casamento - Durante a Ronda da Cidadania serão iniciadas as habilitações para o casamento coletivo que deverá se realizar no município no mês de outubro, durante a Festa do Morango, gratuitamente. Para pessoas solteiras, é necessária a apresentação de certidão de nascimento; para divorciados, certidão de casamento com averbação do divórcio e para pessoas viúvas, certidão de casamento e certidão de óbito do cônjuge.

De acordo com o coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul está preocupado com a dignidade do ser humano; de mãos dadas com a sociedade, temos muito a fazer e esta é uma pequena demonstração daquilo se pode construir com trabalho, parceria e dedicação”.

As Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

Em caráter inovador, as Rondas da Cidadania da Comarca de Pelotas passaram a ser temáticas, sendo “O respeito aos idosos e a seus direitos” o tema do ano de 2011.

Deste modo, ao lado dos diversos serviços ofertados à comunidade, está havendo um esforço para a conscientização da população para a necessidade de se respeitar as pessoas idosas e seus direitos, o que se está realizando por meio de campanhas educativas, cartazes, oficinas, palestras e outras atividades.

Uma década de serviços - Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania comemora neste ano de 2011, em Pelotas, seu 10.º ano de atividades. Neste período, foram realizadas 38 edições do evento, prestando-se atendimento a 43.901 pessoas e realizaram-se 576 casamentos.

Confira o calendário do ano de 2011:

4.6.2011 - Ronda da Cidadania no Município de Turuçu, RS. Local: Ginásio Municipal de de Turuçu e Salão do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Horário: das 10h às 17h.

9.7.2011 - Ronda da Cidadania no Município de Capão do Leão, RS.  Local: Escola Municipal Elberto Madruga, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 1347, bairro Jardim América. Horário: das 10h às 17h.

20.8.2011 - Ronda da Cidadania no Bairro Castilhos, Pelotas, RS. Local: Parque do Trabalhador do SESI, avenida Bento Gonçalves, n.º 4825. Horário: das 10h às 17h.

1°.10.2011 - Ronda da Cidadania no Bairro Navegantes, Pelotas, RS. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro Navegantes II.  Horário: das 10h às 17h.

3.12.2011 - Casamento Coletivo. Local: Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.

 

Fonte: Assessoria do Segundo Juizado da Primeira Vara Cível de Pelotas.