Menu Principal


RONDA DA CIDADANIA COMEMORA DEZ ANOS COM INTENSA PROGRAMAÇÃO EM PELOTAS, RS PDF Imprimir E-mail

O Projeto Ronda da Cidadania definiu o calendário de atividades para o ano de 2011, a partir da seleção das comunidades que se cadastraram para receber os serviços ofertados pelo Projeto.

 

As comunidades selecionadas receberão, gratuitamente, durante um dia inteiro, serviços e informações nas áreas de documentação, saúde, educação, lazer, esportes, cultura, assistência jurídica e social.

Confira o calendário:

4.6.2011 - Ronda da Cidadania no Município de Turuçu, RS. Local: Ginásio Municipal de de Turuçu e Salão do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Horário: das 10h às 17h.

9.7.2011 - Ronda da Cidadania no Município de Capão do Leão, RS.  Local: Escola Municipal Elberto Madruga, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 1347, bairro Jardim América. Horário: das 10h às 17h.

20.8.2011 - Ronda da Cidadania no Bairro Castilhos, Pelotas, RS. Local: Parque do Trabalhador do SESI, avenida Bento Gonçalves, n.º 4825. Horário: das 10h às 17h.

1°.10.2011 - Ronda da Cidadania no Bairro Navegantes, Pelotas, RS. Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, rua Zumbi dos Palmares, n.º 295, bairro Navegantes II.  Horário: das 10h às 17h.

3.12.2011 - Casamento Coletivo. Local: Prefeitura Municipal de Pelotas, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, 101. Horário: 16h.

As Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

O tema do Projeto Ronda da Cidadania  neste ano de 2011 será “O respeito aos idosos e a seus direitos”, com o que ao lado dos diversos serviços ofertados à comunidade haverá um esforço para a conscientização da população para a necessidade de se desenvolver a cultura do respeito ao idoso e a seus direitos, o que se realizará por meio de campanhas educativas, cartazes, oficinas, palestras e outras atividades.

Casamentos Coletivos - As inscrições e as habilitações para os casamentos coletivos são colhidas durante todas as edições do Projeto Ronda da Cidadania.

Os casais interessados devem se dirigir a quaisquer das edições da Ronda da Cidadania levando a documentação necessária.

Os casamentos coletivos têm por objetivo garantir uma maior proteção à família, seja em razão das garantias que a legislação oferece ao casamento, seja em decorrência da preparação e das orientações jurídicas, sociais e psicológicas que são propiciadas aos nubentes pelo projeto Ronda da Cidadania em parceria com as Prefeituras dos municípios contemplados.

Neste ano, além do já tradicional casamento realizado no mês de dezembro na Prefeitura Municipal de Pelotas, serão realizados Casamentos Coletivos nos municípios de Capão do Leão e Turuçu em datas que serão divulgadas oportunamente.

Segundo o Coordenador do Projeto Ronda da Cidadania em Pelotas, juiz de direito Marcelo Malizia Cabral, essas atividades decorrem da preocupação do Poder Judiciário, em parceria com a sociedade, representada por dezenas instituições, com a realização de ações que assegurem à população os direitos proclamados pela Constituição Federal.

Uma década de serviços - Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania comemora neste ano de 2011, em Pelotas, seu 10.º ano de atividades. Neste período, foram realizadas 38 edições do evento, prestando-se atendimento a 43.901 pessoas e realizaram-se 576 casamentos.

Fonte: Assessoria do Segundo Juizado da Primeira Vara Cível de Pelotas