Menu Principal


Nosso exemplo e mestre... Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior PDF Imprimir E-mail

 

 

Nosso idealizador, mestre, mentor, exemplo de pessoa e profissional, Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior, partiu...

 

 

 

O Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior idealizou e atuou como Coordenador-Geral do Centro de Pesquisa "Judiciário, Justiça e Sociedade", composto pelos núcleos de estudos da Escola Superior da Magistratura da Ajuris, em que se inclui o NIAJ.

 

 

Na Apresentação da obra "Práticas Inovadoras na Jurisdição - A experiência dos Magistrados do Rio Grande do Sul", o Ministro Ruy assim se manifestou: "Foi com satisfação e orgulho que recebi a incumbência de apresentar a coletânea, na certeza de que a mesma dedicação e qualidade estarão presentes em novos estudos do excelente NIAJ."

 

 

O NIAJ reafirma a profunda tristeza com o falecimento do nosso idealizador, mestre, mentor, exemplo de pessoa e profissional, Ministro Ruy, ocorrido na data de 24 de agosto de 2019. E reforça o compromisso de seguir repensando e inovando o nosso Judiciário.

 

Encontro do NIAJ ocorrido em 2012 na Ilha do Pavão

 

 

A seguir, o registro das homenagens prestadas pelos nossos integrantes.

 

 

 

"Deixo aqui minha homenagem ao Min. Ruy Rosado, ser humano especial e profissional à frente do seu tempo, precursor e incentivador das inovações pela melhoria do Judiciário. A imagem é de 2012, em almoço do NIAJ na Ilha do Pavão."

 

Rosane Wanner da Silva Bordasch, Juíza-Corregedora do PJRS.

 

 

 

 

"Lembrei de uma manifestação do Ministro Ruy de setembro de 2017, na qual manifestava, mais que seu apoio, a constante preocupação e genuíno cuidado com a instituição Escola da Magistratura! É a ética da responsabilidade que acompanha os grandes líderes. Vamos redobrar os esforços para manter seu legado inspirador!"

 

Jayme Weingartner Neto, Desembargador do TJRS e Diretor da ESM-Ajuris.

 

 

 

 

"O Ministro Ruy sempre foi exemplo todos nós. Um humanista que inspirou e seguirá inspirando gerações de juízes."

 

Ricardo Pippi Schmidt, Desembargador do TJRS

 

 

 

"O Ministro Ruy Rosado foi diretor da Escola nos tempos pioneiros ainda, concretizando todos aqueles sonhos e a missão e as aspirações da Escola, organizando, instituindo de fato a Escola Superior da Magistratura. Particularmente, mais recentemente aqui ele vinha sendo um mentor da atual Gestão da Escola Superior. Ainda antes de nós assumirmos, nós já conversávamos com o Ministro Ruy sobre as relações institucionais da Escola com o Tribunal, com o CJud. E ele participou incansavelmente de todas as reuniões do Conselho Consultivo que nós reunimos desde então. E era um conselheiro seja por telefone, pessoalmente ou por email incansável. Eu lembro que mandava um email no final da noite e ainda aquela noite ele já me respondia enfim analisando documentos, mandando observações de uma forma sempre generosa e brilhante. Enfim, uma perda irreparável, uma pessoa que não tem substituição. Resta à Escola manifestar aqui o seu profundo pesar, o seu luto e continuar o esforço para honrar todo esse trabalho do Ministro Ruy Rosado."


Jayme Weingartner Neto, Desembargador do TJRS e Diretor da ESM-Ajuris.

 

 

 

 

"O Ministro Ruy foi um ser humano, como disse a Rosane, à frente do seu tempo. Um paradigma como magistrado, unindo bom senso, humanismo e conhecimento jurídico diferenciados. Pessoas como ele não morrem e vão servir sempre como inspiração a todos nós."

 

Carlos Eduardo Richinitti, Desembargador do TJRS

 

 

 

 

"Insubstituível. Hoje ficamos menores... O meu mais profundo sentimento de pesar e minha solidariedade ao colega Ruy e seus familiares"

 

Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues, Juíza de Direito do PJRS

 

 

 

"O Min. Ruy sempre foi o meu modelo de magistrado- único e insubstituível: sensível aos fatos e inovador no direito, mas inovação baseada na ciência (que ele invulgarmente dominava) e prudência (qualidade dos grandes juristas), e não no achismo e na improvisação. Meus sentimentos ao também grande Ruyzinho"

 

Eugênio Facchini Neto, Desembargador do TJRS

 

 

 

 

"Ruy rosado é daqueles que que não passam. Vai dar a sua luz em outro lugar. Exemplo que nos fortalece e encoraja para continuar. Muitos e muitos foram atingidos pela sua luz e sabedoria. Jurisdição, magistério, escritor e academia em uma só pessoa. Sentimentos à família. E foram privilegiados no nosso tempo. Sentimentos ao Ruyzinho e Alice."

 

Alberto Delgado, Desembargador do TJRS

 

 

 

 

"O Min. Ruy sempre será para mim o grande professor, aquele que inspira e cujos ensinamentos não esquecemos. Não vou esquecer jamais de seus ensinamentos nas manhãs geladas no prédio da UFRGS. Comecei a querer ser juiz naquela época. Solidariedade especial ao Ruyzinho, meu colega de turma."

 

Osmar de Aguair Pacheco, Juiz de Direito do PJRS

 

 

 

 

"De coração apertado com a notícia da partida do Ministro Ruy Rosado. Além da grande admiração, fica a gratidão por, via NIAJ, ter tido a oportunidade de o conhecer pessoalmente um dia. A sensação é a de que o NIAJ ficou órfão hoje... Meus sentimentos ao Dr. Ruy e à Alice"

 

Juciane Belinkevicius, Servidora da CGJ/PJRS e Secretária Executiva do NIAJ

 

 

 

 

"Meus sentimentos ao Ruyzinho e familiares de nosso inestimável Ministro Ruy Rosado. Com suas sabedoria e serenidade inigualáveis, ministrou uma inesquecível Aula Magna do Curso de Preparação à Magistratura em Pelotas em 2008! Tenho certeza que continuará sendo luz!"

 

Marcelo Malizia Cabral, Juiz de Direito do PJRS

 

 

 

 

"Dr. Ruy, meus sentimentos pela grande perda. Forte abraço."

 

Caio Mário Franco Netto da Costa, Assessor da Presidência do PJRS

 

 

 

 

"O Ministro Ruy deixa um legado inesquecível de relação humana e de profissional, um Magistrado realmente à frente de seu tempo que, com certeza, seguirá nos inspirando. Meus mais sinceros sentimentos à Alice, ao Ruy e a toda Família."

 

Ricardo Torres Hermann, Desembargador do TJRS

 

 

 

 

"Caro Ruy, sinto muito. Que o exemplo e o legado que teu pai deixou console vocês."

 

Dulce Ana Gomes Oppitz, Juíza de Direito do PJRS

 

 

 

 

"Caro Dr. Ruy, meus sentimentos. O legado do Ministro Ruy se manterá inspirando a todos! Abraço para a família."

 

Sheron Garcia Vivian, Servidora da CGJ/PJRS